1 – O que pode explicar o facto de os portugueses serem tão adeptos das redes sociais?
A popularidade nacional das redes sociais está em linha com fenómenos como a adopção de telemóveis e o uso intensivo de sms que também é relevante no nosso contexto. As redes sociais na Internet possuem um encanto de modernidade e de proximidade a círculos de relacionamentos mais abertos que os peritidos em presença física, pelas normais restrições logísticas (de deslocação e tempo) e pelos custos associados (quer económicos, talvez os mais óbvios, mas também de tempo).
Adicionalmente, a novidade, o imediato e a facilidade de utilização (principalmente do Facebook) tornaram ainda mais as redes sociais como uma aplicação social e de moda.
2- Considera que estas relações virtuais podem por em causa as relações cara-a-cara?
Pessoalmente duvido que as substituam, mas claramente que as irão transformar.
Por um lado, torna o contacto presencial mais importante e restrito. A transformação vai no sentido de tornar especial as relações presenciais e de as complementar com uma proximidade maior por meio do digital. Por outro lado, a capacidade de gerir uma escala que até à bem pouco não seria humana de conhecidos, amigos e relacionamentos , aumentou e muito. Também aí, as consequências serão grandes e necessitamos de nos adaptar a gerir o tempo e a atenção de uma outra forma - aspectos cruciais para uma vida de conforto moderna.
3 – Que desafios futuros se colocam na utilização das redes sociais?
Precisamente gerir e tornar sustentáveis os múltiplos relacionamentos quer na escala quer nas solicitações que originam.
Por outro lado, garantir níveis de privacidade e de protecção do indivíduo serão aspectos em que teremos de investir mais de nós, enquanto indivíduos, grupos e nós de uma rede de relacionamentos que cresce exponencialmente e se torna mais complexa.
Muito dos aspectos associados com o impacte das redes sociais na forma como aprendemos, nos divertimos e trabalhamos, estão ainda por entender e, ainda mais longe, perceber o seu verdadeiro impacte.
Recentemente, escrevi um artigo relacionado com o tema da Web social que pode ser obtido em http://homepage.ufp.pt/~lmbg/com/mediasocial_lmbg10_final.pdf
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
0 comentários:
Post a Comment