Freedom is not worth if it does not include the freedom to make mistakes
Mahatma Gandhi (1869 - 1948)
Desde novo, tive a oportunidade de errar. Essa felicidade e espaço de liberdade foi dado no seio da família que cultivou a experimentação como espaço de aprendizagem e de ousar fazer, para aprender a fazer.
Claro que com limites, com o necessário acompanhamento e disponibilidade de um diálogo que permitia a reflexão dos erros e de como os evitar de futuro. Também o erro por vezes anunciado acontecia, mas havia a sabedoria (percebo isso agora) de deixar que tal acontece e estar por perto para apoiar o processo de aprendizagem.
É por isso que não poderia deixar de estar em sintonia como alguém que gosta de fazer e se expõe por isso, de exigir que a liberdade, seja também só apenas liberdade, quando a mesma permitir o erro. A liberdade de errar é uma das fronteiras últimas da liberdade e uma das suas formas de aprendizagem mais surpreendente.
Quer nas empresas, quer no contexto de uma sociedade, a liberdade de errar entende capacidade de acompanhamento, supervisão e regulação - símbolos últimos de maturidade democrática.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comentários:
"Gosto muito dos meus erros. Nunca renunciarei à liberdade de me enganar."
Charlie Chaplin (citado de memória)
Post a Comment